Planejamento Previdenciário

 

Planejamento Previdenciário como ferramenta essencial para concretização de direitos

Segundo dados estatísticos do IBGE, em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população — dado que revela uma importante mudança na estrutura etária da nação brasileira. Esses dados revelam um aumento exponencial de cerca de 9 milhões de idosos no País.

Além dos aspectos sociais, percebe-se que ocorrerá uma grande mudança no cenário econômico nacional.

Esse é um valioso indicador!

Com a Reforma da Previdência Social, a partir da Emenda Constitucional 103/2019, inúmeras mudanças foram introduzidas em nosso sistema previdenciário, transformando um sistema que já era complexo e intrincado em um verdadeiro labirinto.

Diante desse cenário, o Planejamento Previdenciário se apresenta como uma ferramenta essencial para concretização de direitos.

Segundo a Profa. Maura Feliciano: “Planejamento Previdenciário é o estudo do patrimônio previdenciário do cliente, segurado ou segurada da previdência social”.

Planejar é decidir! Decidir o quê fazer? Como fazer? Quem vai fazer e quando vai fazer?

O planejamento é uma ferramenta que possibilita a percepção da realidade do indivíduo e vai muito além da análise documental e dos registros da vida previdenciária.

Planejamento é um processo intelectual que requer determinação consciente para que as alternativas se tornem ações. E, para isso, as decisões devem ser pautadas no conhecimento e em estimativas concretas, para que essas decisões possam culminar nas finalidades esperadas.

No Planejamento Previdenciário, todas as condições necessárias, para que o indivíduo alcance o melhor benefício, o melhor direito, devem ser analisadas.

Existe um caminho a ser percorrido, que se assemelha a um verdadeiro labirinto. As rotas escolhidas podem aproximar o cliente do melhor direito ou afastá-lo.

O Planejamento Previdenciário é ferramenta excelente e tal como no mito de Ariadne, é o fio luminoso que conduz ao melhor direito.

Ao avançar por esse labirinto, para não se perder, nem ser devorado pelo Minotauro o previdenciarista, além de lançar mão do ‘fio de Ariadne’, precisa ‘forjar sua espada’. A espada do conhecimento!

Além dos conteúdos básicos mínimos do Direito Previdenciário e dos conceitos gerais, existem conteúdos específicos que envolvem o Planejamento Previdenciário, que são como seus pilares, tais como: a entrevista; indenização de contribuições; desindexação dos salários de contribuição depois do pagamento; regularização das contribuições pagas em atraso; descarte opcional dos salários de contribuição; complementação, agrupamento e compensação de contribuições; da contagem recíproca; e do ROI previdenciário: o retorno do investimento.

Para fazer um bom Planejamento Previdenciário, é necessário um roteiro que começa com a entrevista.

Para ser bem executado o Planejamento Previdenciário, não pode prescindir de uma entrevista minuciosa do cliente.

É o momento em que colhemos as informações mais preciosas e que são indispensáveis para fazermos um estudo completo da situação contributiva desse indivíduo. Para realizar uma boa entrevista, é necessário desenvolver e utilizar um formulário que abrigue todas as informações relevantes e indispensáveis, para subsidiar o estudo completo da vida do cliente.

Em seguida, é imprescindível o cotejo dessas informações colhidas na entrevista com a documentação disponível.

Depois de realizar a entrevista, realiza-se, em essência, o Planejamento Previdenciário do cliente. Essa etapa do trabalho, conforme ensina o Prof. Márcio Hartz, envolve uma fotografia do presente, do momento atual. Deve-se verificar, por exemplo: Qual é o tempo de contribuição do cliente? Em seguida, visita-se o passado do indivíduo a fim de coletar muito mais do que meras informações, mas parte da história do cliente e de sua vida. Com um olhar investigativo é possível alterar a realidade pretérita do cliente, que, por sua vez, modificará a fotografia do presente e, obviamente, o futuro.

A projeção dos cenários futuros é uma etapa que pode existir ou não, dependendo da contratação e se o passado e o presente do cliente não forem, ainda, suficientes para gerar um benefício adequado às suas expectativas ou necessidades.

Essas etapas minuciosas garantem a consecução do melhor direito e elevam, pelos resultados alcançados, o Planejamento Previdenciário ao patamar de ferramenta indispensável. Ademais se prestigiar o retorno do investimento (ROI previdenciário), tal como lecionado pelo Prof. Márcio Hartz.

SAIBA MAIS SOBRE A MENTORA:

Adv. Liége Ivaniski OAB/RS 58.772

Olá! Eu sou Liége Ivaniski, advogada, inscrita na OAB/RS nº 58.772, previdenciarista há dez anos, planejadora, direcionada ao consultivo previdenciário e copywriter.
Em aliança jurídica, atuo no contencioso judicial e administrativo.

Já estive vinculada a um grande escritório, com atuação no Direito Empresarial. Lá tive oportunidade de coordenar o contencioso cível e realizar a gestão e liderança de pessoas e equipes.
Sou pós-graduada em Direito Processual Civil, desde 2007 e concluí minha graduação em de 2002, na PUC – RS.

Na pandemia, descobri a força do consultivo previdenciário, do networking e das boas parcerias!
Adoro ler, estudar, fazer amizades e desenvolver novas habilidades. Sou versátil e empática e acredito que perfeccionismo e eficiência devem guardar equilíbrio.
Vejo no Direito Previdenciário minha grande oportunidade para colaborar com a justiça social. E nas mentorias, o privilégio de dividir experiências e conhecimentos.

COMO FUNCIONA?

Use as setas para ver todos os 6 passos.

passo
SELECIONE

um tema ou um mentor.

passo
AGENDE

um dia e horário.

passo
CONFIRME

o agendamento ao realizar o pagamento.

passo
PREENCHA

a ficha pré-mentoria fornecida pela nossa equipe.

passo
PARTICIPE

do encontro no horário marcado.

passo
RECEBA

uma ATA sobre o que foi mentorado em até 72h.

DÚVIDAS FREQUENTES:

Transferência bancária ou PIX.

A compra é 100% segura, sendo realizado o pagamento por meio de PIX ou transferência bancária, através do contato do nosso suporte.

Advogados previdenciaristas, iniciantes na área ou experientes com algum caso concreto de difícil resolução.

Pelo site, você poderá escolher o mentor e o horário. Depois, será direcionado para o nosso WhatsApp para finalizar o agendamento e realizar o pagamento.

A sessão tem duração de 1 hora.

O valor depende do mentor escolhido. Clique no mentor de sua escolha e verifique o valor cobrado.

Não oferecemos descontos para pacotes.

A confidencialidade das informações compartilhadas durante as sessões de mentoria é tratada com rigoroso sigilo. Seus detalhes pessoais e casos jurídicos são protegidos, e os mentores seguem estritas diretrizes éticas e profissionais. Sua privacidade é nossa prioridade.

As mentorias em Direito Previdenciário são altamente personalizadas, adaptadas às necessidades de cada aluno, incluindo análise de casos reais e discussões interativas.

As sessões são realizadas de forma individual, através de videoconferência, no dia e hora escolhidos pelo contratante, conforme opção escolhida no momento da aquisição.

É possível a troca de mentor, desde que seja com antecedência mínima de 48 horas, diretamente pelo contato do nosso suporte, bem como seja realizado o pagamento da diferença de valor, caso haja.

Para cancelamento, entre em contato com 48 horas de antecedência para obter a devolução do valor total. A desistência é possível até 48 horas antes, sendo que para os casos que não cumprirem o prazo da presente política será feito o reagendamento, conforme disponibilidade de agenda do mentor, ou, caso não tenha disponibilidade, o valor será devolvido de forma parcial (60%).

Em caso de não comparecimento do mentorado, não haverá restituição do valor e remarcação, exceto em casos excepcionais, mediante comprovação.

Atendemos exclusivamente pelo WhatsApp, no telefone: (51) 99239-4696.

AINDA FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?
Entre em contato conosco pelo WhatsApp

Rolar para cima